Ilha da Madeira por Bruno Azevedo

Fotos e eventos desportivos e culturais na Ilha da Madeira

Como ajudar os miúdos a superar a frustração da derrota?

A competitividade é natural entre as crianças a partir dos 3 anos de idade e é saudável (até certa medida), sendo muito mais do que perder ou ganhar.

Numa disputa muitas coisas estão em jogo, como novas aptidões a aprender, exercício de memória, do raciocínio e da criatividade que, alem dos momentos em família, é uma boa oportunidade para conquistar novos amigos.

Mas como superar a frustração de quando perdemos?

É normal associar uma derrota a um sentimento de fracasso, que aprendemos desde que nascemos, no entanto, ensinar ao filho(a) a perder é fundamental para a sua formação. Desenvolvimento emocional.

Quando uma criança não tem a oportunidade de sentir uma derrota, ela perde uma forma de aprender a lidar com a frustração e os altos e baixos que a vida tem.

A perda está presente em diversos momentos da criança, desde um exame na escola, um emprego ou mesmo a perda de uma amigo ou familiar querido.
Perder é inevitável e poderá ser feito saudavelmente. Aprender a lidar com a perda ajuda a fortalecer o nosso desenvolvimento emocional tornando-nos mais resilientes.

O que é Resiliência?

Educação emocional, Como ajudar os miúdos a superar a frustração da derrota?
Educação emocional, Como ajudar os miúdos a superar a frustração da derrota?

Capacidade de recuperar após uma situação de crise, adversidade ou infortúnio. Resiliência em física refere-se à capacidade de um material de retornar ao normal depois de submetido a uma tensão.
Portanto como somos matéria, o nosso corpo é matéria, os nossos pensamentos, palavras e ações podem nos retornar ao normal ou mantermos tensos.

O importante é ensinar as crianças que alguns dias ou jogos são melhores do que outros e mais do que uma competição, a COOPERAÇÃO é a aprendizagem são importante para o nosso desenvolvimento emocional.

Rescrevo aqui 5 dicas para a ajudar os nossos filhos a superar a frustração da perda:

  1. Explique que se sentir frustrado(a) é algo normal e que nos TORNA MAIS FORTES E RESILIENTES.
  2. Se ele estiver a chorar, ABRACE-O e converse sobre o assunto.
  3. Evite desviar a atenção do que aconteceu. Aproveite a oportunidade para conversar sobre a situação.
  4. Conte histórias de superação para a sua criança perceber o ciclo do desporto e da vida, afinal a alternativa entre ganhar ou perder é natural.
  5. É importante que a FAMÍLIA, como um todo, controle a frustração neste momento. Claro que todos ficam chateados quando perde alguma coisa, no entanto nós adultos conseguimos lidar melhor com a perda e assim ajudar as crianças.

Grupo de Pais do Clube Desportivo Primeiro de Maio na Educação Emocional para (SI) Seus filhos.

https://www.facebook.com/groups/cd1demaio.educacao.emocional

Bruno Azevedo (Estudante de Psicanálise Integrativa pela Linguagem do Corpo)

Next Post

Previous Post

Leave a Reply

© 2024 Ilha da Madeira por Bruno Azevedo

Theme by Anders Norén